Com 85% do corpo queimado, morre idoso ferido em explosão

José de Lima, de 67 anos, morreu nesta quarta-feira (22) no Hospital da Restauração, no Recife, após passar três dias internado com queimaduras em cerca de 85% da superfície corporal. Ele havia sido resgatado do desabamento provocado por uma explosão no bairro de Ouro Preto, em Olinda, no último domingo (19).
Com a morte de José, sobe para três o número de vítimas fatais da tragédia, que ainda está sob investigação da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). O laudo pericial deve ser concluído em até 30 dias.
O idoso foi resgatado por helicóptero em uma operação conjunta da PRF e do SAMU Metropolitano, sendo encaminhado ao setor de queimados do hospital. Apesar dos esforços da equipe médica, ele não resistiu às graves lesões. As investigações iniciais apontam que o desabamento pode ter sido provocado por uma explosão de gás no imóvel.
Outras vítimas e operação de resgate
Além de José de Lima, outras 11 pessoas foram resgatadas do local. Entre elas, duas vítimas — um homem de 40 anos e uma idosa de 69 — foram encontradas sem vida no momento do resgate. Ao todo, dez adultos e duas crianças precisaram de atendimento, sendo cinco encaminhados a hospitais.
A operação mobilizou 14 viaturas, incluindo veículos especializados do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), como auto bomba tanque, auto de busca e salvamento e auto bomba salvamento. A Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) também participou da ocorrência, que contou com apoio aéreo de um helicóptero da PRF para atendimento emergencial.
Segundo a Prefeitura de Olinda, a explosão aconteceu por volta das 7h30, destruindo oito casas conjugadas. Equipes de trânsito, saúde, desenvolvimento social e segurança foram deslocadas para prestar suporte às vítimas e aos moradores afetados.
Morte do cachorro Nick
Na manhã desta quarta-feira (22), o cachorro Nick também morreu, dois dias após ser resgatado dos escombros. O animal estava internado com insuficiência renal aguda, após passar mais de um dia soterrado sob os destroços. Nick foi encontrado por volta das 18h30 de segunda-feira (20), quase 36 horas após a explosão. A Prefeitura de Olinda lamentou a perda e se solidarizou com a situação.