Cobras são encontradas mortas em área atingida por incêndio
O avanço dos incêndios na Ilha do Bananal, no Tocantins, está deixando um rastro de destruição, impactando gravemente a fauna local. Durante as operações de combate ao fogo, brigadistas encontraram cobras mortas e outros animais silvestres, incluindo um jabuti carbonizado. A situação é agravada pela falta de pessoal para monitorar a fauna afetada, segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Atualmente, apenas 40 brigadistas estão em atuação na região, enfrentando dificuldades devido ao clima seco, ventos fortes e a baixa umidade do ar, que aumentam a propagação dos focos de incêndio. A única aeronave disponível para auxiliar nos trabalhos é de pequeno porte, capaz de transportar apenas três pessoas por viagem, o que limita a capacidade de resposta.
Animais sofrem com a seca e o fogo
O impacto dos incêndios não se limita à Ilha do Bananal. Em outras regiões do Tocantins, animais também têm sido vítimas das queimadas. Em Paraíso do Tocantins, na região central do estado, um preá foi resgatado com queimaduras graves nos olhos, patas e focinho, e acabou perdendo a visão.
No Bico do Papagaio, em São Miguel do Tocantins, uma preguiça foi encontrada carbonizada, enquanto outra foi resgatada com ferimentos. Além disso, o fogo chegou a dois povoados, obrigando moradores a abandonarem suas casas, algumas das quais foram destruídas pelas chamas.