Carro usado em execução de ex-delegado-geral de São Paulo é encontrado incendiado

O carro utilizado pelos criminosos que executaram o ex-delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Ruy Ferraz Fontes, foi localizado incendiado pelas autoridades na noite desta segunda-feira (15/9), poucas horas após a confirmação do assassinato, ocorrido em Praia Grande, no litoral sul paulista. A polícia também investiga a possível participação de um segundo veículo na ação criminosa.
O atentado
Câmeras de segurança registraram o momento em que Ruy Ferraz tenta escapar de uma perseguição, mas bate em um ônibus e capota. Em seguida, os criminosos, que estavam em uma Toyota Hilux SW4 preta, descem do veículo e disparam diversas vezes contra o ex-delegado.
As investigações preliminares apontam que os atiradores podem ter ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Quem era Ruy Ferraz Fontes
Ruy Ferraz atuou por 40 anos na Polícia Civil de São Paulo e era reconhecido por sua especialização no combate ao crime organizado, especialmente contra a facção PCC. Em 2019, foi jurado de morte por Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, líder máximo da facção, após a transferência dele para o sistema penitenciário federal.
O ex-delegado possuía especialização em Administração Geral e Financeira em Órgãos Públicos, além de cursos internacionais em anti-drogas e antiterrorismo, realizados na França, e em repressão às drogas, no Canadá.
Durante sua trajetória, comandou importantes divisões da Polícia Civil, como a Divisão de Homicídios do DHPP, o Denarc, o Deic e o Decap. Ele também foi Delegado-Geral da Polícia Civil de São Paulo, além de atuar como professor de criminologia, direito processual penal e investigação policial.
Desde janeiro de 2023, Ruy Ferraz exercia o cargo de secretário de Administração de Praia Grande, permanecendo na função até ser assassinado nesta segunda-feira.
Investigações em andamento
A Polícia Civil de São Paulo segue em diligências para identificar e capturar os responsáveis pelo ataque. O carro incendiado deve passar por perícia para coleta de vestígios que possam auxiliar na apuração.